A arte oculta e subliminar de Giovanni Bragolin

Os quadros das crianças que choram é uma série do pintor italiano Giovanni Bragolin que se tornou famoso na década de 80, através de uma lenda urbana que diz a respeito de ter feito um pacto demoníaco.

Giovanni Bragolin nunca foi um pintor famoso e resolveu fazer um pacto para ganhar fama e vender seus quadros e como oferta a alma de quem compraria os quadros.

Após várias vendas e reproduções, os quadros eram levados para os lares  e junto a suposta maldição foi surgindo  pessoas desempregadas, doentes  e depois de um certo tempo em determinados locais onde estavam os  quadros ocorria incêndios.

Amadio ou Bragolin? O verdadeiro artista por trás da lenda urbana.

Bruno Amadio ou Giovanni Bragolin, como ficou conhecido, foi um pintor italiano que se tornou famoso durante as décadas de 70 e 80 ao pintar a série de quadros chamada ‘’Gypsy Boys’’. Nos museus da Europa se encontra algum dos seus quadros originais, estima-se que ao todo sejam 27 quadros pintados com esse tema das crianças que choram, dentre outros de seus trabalhos o pintor italiano pintava natureza morta.

Não há muitos relatos sobre a vida de Bragolin, onde passou sua infância ou indícios claros de onde nasceu, sabe-se apenas que Bragolin possuía formação acadêmica e que trabalhou produzindo inúmeras pinturas para turistas em Veneza durante o período pós-guerra. Além disso, Amadio serviu o exército na 2ª Guerra Mundial, ou seja, as crianças nada menos do que podem ser lembranças de dor e sofrimento durante o período de guerra que serviu.

Especula-se que a técnica de Bragolin se baseia em mensagens subliminares, as quais tenta retratar a melancolia presente nas crianças, o vazio em seus olhos que por muitas vezes parecem estar mortos outrora as crianças presentes nos quadros parecem que foram violentadas ou maltratadas. A maioria de suas pinturas que apresentam crianças podem ser analisadas de diversos ângulos os quais permitem prender a atenção de quem quer que veja.

A Lenda Urbana

Diz à lenda que por nunca ter conseguido vender um quadro em sua carreira, o pintor italiano Bruno Amadio decidiu fazer um pacto com o Diabo, passou a usar o pseudônimo Giovanni Bragolin. Passaria a retratar crianças chorando, por conter formas subliminares no próprio quadro. Mais tarde, arrependido, teria implorado para que todos destruíssem suas obras, que só trariam desgraças aos seus donos. Também há alegações de que ele fugiu para a Espanha após a guerra, e teria usado as crianças de um orfanato local (posteriormente incendiado) como inspiração para as pinturas.

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Há ainda outra lenda de que um bombeiro ao relatar que em incêndios ocorridos na Inglaterra, nos anos 70, estranhamente os quadros não se queimavam. Um jornal da época THE SUN confirmou a historia.

Um fato que liga o pintor italiano fortemente com o Brasil, é de ele ter, supostamente, ido ao Fantástico ceder uma entrevista nos anos 80, onde teria implorado para que as pessoas que tivessem seus “Crying Boys” em suas casas os queimassem.

Breve análise de obra:

  • O menino chorando (Boy Cry)

O quadro ‘’O menino chorando’’ apresenta um garoto com seus 5/6 anos olhando fixamente (algumas fontes apontam que talvez fosse o filho de Bragolin). Analisando as cores que compõem o quadro notamos fortemente a presença de cores frias, azul escuro e preto de tons assombrosos que intimida qualquer pessoa que ver. Além disso é possível notar o pano ao redor de seu pescoço um tanto apertado, virando o quadro é notável um aspecto de forca, e o mais curioso é que o olho esquerdo parece não existir e não se trata de questão de sombra, o olho realmente parece não existir no rosto do garoto.

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Nota os olhos
  • Garota chorando – Título desconhecido

De todos os quadros de Bragolin talvez este seja o mais intrigante de todos, pois a primeira coisa que nota-se é o braço da garota ou séria o braço de outra pessoa? Analisando a partir das cores que norteiam o quadro há presença do vermelho sangue enquanto o fundo da tela é um tom verde claro que faz destacar a presença do vermelho. A cor da manga do braço direito parece não condizer com o resto de sua roupa, além disso o braço é totalmente desproporcional ao resto do corpo (qualquer entendedor de artes vai ser chamado atenção neste detalhe).

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A mão em posição estranha

Especula-se também que este manto não seria um ‘’manto’’ mais sim sangue da própria garota e que talvez o braço da mesma estivesse amputado e por cima dela é claro notar neste quadro que há pingos vermelho o que nos faz questionar se seria gotas de sangue, o olha da garota é notável pois percebe-se que é vazio e morto, se virar o quadro em diversos ângulos a interpretação do mesmo tende a ser cada vez mais subliminar ou talvez seria um terror psicológico que Bragolin gostaria de fazer com o público.

Por: Caroene Neves

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